top of page
Buscar
  • cristianericcitell

Mães Mulheres: desafios para equilíbrio pessoal e carreira

Em maio, mês que se comemora o Dia das Mães, impossível não destacar os desafios enfrentados pelas mulheres para equilibrarem a carreira e maternidade, mas antes de abordar algumas destas questões, cabe salientar as transformações do papel da mulher nas últimas décadas, com crescimento no mercado de trabalho, e mudanças de valores, como a de ter ou não filhos.

É preciso descontruir o papel romântico da maternidade, especialmente pelos desafios encarados, como: saber se colocar em primeiro lugar sem culpa, mudanças de hábitos e rotina, gerenciamento das emoções e estresse, intensificados no caso de mães que criam seus filhos sozinhas.

O mercado de trabalho ainda é desafiador, entre alguns dos problemas enfrentados estão: a falta de flexibilidade de horários, o preconceito, dificuldade na recolocação e inseguranças. Para manter o engajamento e a saúde emocional, as empresas são desafiadas a adotarem políticas flexíveis que respeitem a diversidade e promovam o debate destas questões, a fim de reduzirem as desigualdades, aumentando o bem-estar das colaboradoras, entendendo a questão como essencial para o engajamento e motivação.

Quanto a mulher mãe é fundamental rever estilo de vida, reduzir a autocobrança e incluir na rotina diária atividades de autocuidado, com a principal reflexão de que este é um ato de amor com seus filhos (as), ou seja, antes de cuidar do outro é preciso o autocuidado, porque para cuidar do outro é preciso estar bem e rever crenças em relação a assuntos que paralisam e limitam a viver uma vida leve.





5 visualizações0 comentário
bottom of page