Buscar
  • cristianericcitell

Quanto tempo eu perdi por medo de ficar vulnerável!


Ter que ser forte, resistir ou não falhar! Quanta dor essas crenças podem gerar desencadear em uma pessoa, a ideia pré-formada de ter que resolver e dar conta de tudo, não a toa o Brasil é hoje o país mais ansioso do mundo e com aumentos significativos de casos de depressão e suicídio.


Posso afirmar que comigo, em algum momento do meu passado não foi nada diferente, já tive medo de fracassar e mais do que isso, de que as pessoas percebessem isso.


Quem leu o livro o voo da borboleta-uma história de florescimento conhece parte da minha jornada e acompanhou parte dos meus dramas, especialmente no quesito amadurecimento.

Retardei a busca por ajuda, me mostrava forte, o que significava querer solucionar tudo de forma solitária. Quanto peso carreguei sozinha e quantas dores ficaram profundas, simplesmente porque não queria estar vulnerável, em outras palavras, não demonstrava e aceitava que precisava de ajuda.


Ao longo de mais de duas décadas trabalhando com as relações humanas vi meu filme se repetir na história de outras pessoas, homens e mulheres, procrastinando o autocuidado e ignorando momentos de fundo do poço.


Nas empresas, em muitas equipes, essa realidade se repete, o que significa que muitos líderes e gestores ignoram possuir desafios em seus negócios e seguem sem curar as feridas de equipes sem engajamento ou mesmo motivação.


Afirmo de forma categórica, o problema não desaparece, ao contrário, tudo que não é tratado pode agravar, desta forma, a solução é admitir que precisamos de ajuda para nos desenvolvermos, porque antes de tudo somos humanos, estamos distantes de saber tudo e em constante evolução.


Quanto nos permitimos a estar vulneráveis, certamente ganhamos em expertise, saímos mais fortes, no meu caso foi assim, episódios me afundaram, mas o tratamento para as dores me fez uma leoa, a vida muda quando entendemos o real significado de estar vulnerável para ser mais forte.


Cristiane Riccitella - Palestrante - Mentora de Mulheres e Escritora do Livro " o voo da borboleta -uma história de florescimento"





#vulnerabilidade #equipes #desafios #lideranca #trabalhoemequipe #autoconhecimento #inteligenciaemocional #ansiedade #depressao #treinamentos #palestras #desenvolvimentohumano #solidao #medo #autocobranca

10 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo